Açovale: Uso de equipamento proibido causa danos ao trabalhador e ao meio ambiente

Açovale: Uso de equipamento proibido causa danos ao trabalhador e ao meio ambiente

Enviamos um ofício para o representante da Açovale solicitando explicações sobre alguns problemas que nos foi relatado.

As denúncias dão conta que há um excesso de horas extras, sem que o trabalhador tenha  direito de receber, e a folga é quando o patrão quer. O pior é que obrigam a fazer as horas extras, mesmo que o trabalhador tenha algum problema pessoal para resolver.

Outra reclamação é que algumas pessoas se comportam como verdadeiros carrascos, praticando Assédio Moral como se fosse a coisa mais normal do mundo. Até uso de palavrões, os trabalhadores são obrigados a ouvir. Uma reclamação que teve bastante peso foi a respeito do uso de jato de areia, que inclusive é proibido por lei, e essa máquina polui não somente o ambiente, mas causa danos à saúde dos trabalhadores.

Como não fornecem máscara, o peão tem que por um pano no rosto para se proteger.

A vizinhança toda sofre com essa situação. Como até o presente momento não se manifestaram, fizemos uma denúncia no setor de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Timóteo, no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), no Ministério Público do Trabalho e na Delegacia Regional do Ministério do Trabalho, em Ipatinga.

Fonte: Imprensa Metasita – 25/07/2019

Posts