PRUDÊNCIA Médicos reforçam uso racional dos testes que detectam o coronavírus

PRUDÊNCIA Médicos reforçam uso racional dos testes que detectam o coronavírus

Kits que detectam doença existem no SUS e rede particulares, mas com número ainda aquém do ideal

Em um momento em que cada atendimento pode fazer uma grande diferença, as unidades de saúde espalhadas pelo Brasil e também no mundo, aumentam os cuidados com a utilização de equipamentos e materiais para que sua utilização seja feita somente quando necessário. 

Responsável por pouco mais da metade dos atendimentos particulares em Belo Horizonte, a Unimed reforça o pedido para que as pessoas com sintomas de gripe sigam em casa, evitando o deslocamento para hospitais e clínicas sem necessidade, aumentando o risco de exposição do vírus. 

A utilização dos testes do Covid-19 têm acontecido somente em caso de extrema necessidade. “A utilização dos recursos, no atual momento, precisa ser racional. A crise vai demandar isso, em relação aos leitos, equipamentos de ventilação, insumos para exames, medicamentos, materiais de proteção individual e atuação de médicos e enfermeiros que ficam na linha de frente. Não podemos gastar kits de maneira irresponsável, é preciso ter um critério e seguir um protocolo. A população precisa ser consciente e essa responsabilidade é de todos”, pede José Augusto Ferreira, diretor de provimento em saúde da Unimed BH. 

O fato do coronavírus ser uma doença nova impede que os testes estejam presentes em grande escala dentro e fora do país. “A indústria ainda não teve a possibilidade de fabricar os kits de acordo com a necessidade. Essa dificuldade acontece no mundo inteiro. No Brasil, já temos disponível no SUS e também em laboratórios particulares, mesmo ainda aquém da necessidade de todo o sistema. Por isso, é importante que eles sejam utilizado em casos mais graves para confirmar pacientes já internados e que precisarão de uma assistência intensiva. Não faz sentido fazer exame quando o quadro não é necessário”, reforça.

Fonte: O Tempo

Posts