altSenado aprova a Reforma Trabalhista e enterra a CLT

Até maio de 1943 não existia nenhum conjunto de leis que protegesse os trabalhadores brasileiros contra os abusos dos patrões, e olhe que não eram poucos trabalhadores, pois, muitos desses patrões ainda tinham vivos na sua memória o trabalho escravo.

Em 1943, Getúlio Vargas, então Presidente do Brasil, decreta a CLT, garantindo a todos os trabalhadores urbanos com carteira assinada direitos básicos comuns, como: férias, 13º, hora extra, etc... e que permanece até hoje.


REFORMA TRABALHISTA

Na terça (11), o Senado enterrou a CLT!

Alguns pontos são inegociáveis como: normas de saúde, segurança, higiene  do trabalho, FGTS, 13º salário, Seguro Desemprego, Salário Família, Adicional de hora extra, licença maternidade de 120 dias e aviso prévio proporcional ao tempo de serviço. 

Porém, sindicatos e patrões podem negociar todos os demais pontos, inclusive rebaixando o que é garantido por lei hoje.


ONDE ESTÁ O MAL?

Vivemos em um mundo onde o individualismo tem se sobreposto ao coletivo, à solidariedade. Os trabalhadores não estão fugindo dessa regra, achando que sozinhos resolverão seus problemas. 

Temos ainda um conjunto de ações que visam acabar ou enfraquecer o Sindicato. 

O Ministério Público tem entrado com ações sistemáticas proibindo os Sindicatos de cobrarem a taxa negocial de quem não é sócio. Injusto né?

Porém, os acordos coletivos negociados abrange a todos.  

A Reforma Trabalhista acabou com o Imposto Sindical obrigatório. Ao mesmo tempo que dão plenos poderes aos Sindicatos de negociarem quase tudo, estão sufocando a sua capacidade financeira, limitando o seu poder de atuação, de ter assessoria, de fazer mobilização...

Estamos vivendo um momento que trabalhador acha que não precisa de Sindicato, que sozinho resolve seus problemas. Por outro lado, os capitalistas sabem que os trabalhadores precisam muito dos Sindicatos, mas querem acabar com eles, financeiramente, deixando os trabalhadores nas mãos dos patrões.


COMO MINAS VOTOU

Os três senadores eleitos por Minas Gerais, Aécio Neves e Anastasia/PSDB e Zezé Perrela/PMDB, votaram a favor da Reforma. Colocamos patrões para nos representar e é nisso que dá!


Fonte: Imprensa Metasita


Share

Videos

Parceiros


SEDE METASITA

Av. Monsenhor Rafael, 155 - Timirim/Timóteo/MG
CEP.: 35.180-312
Fone: 31. 3849-9101 / 3849-9102
e-mail: secretaria@metasita.org.br

SUBSEDE FABRICIANO

Av.: Magalhães Pinto, 1261 - Giovannini/Cel. Fabriciano
Melo Viana
CEP.: 35170-096
Fone: 31. 3841-3909 / 3846-2039

SUBSEDE IPATINGA

Rua: Diamantina, 259 - Sala: 209 - Centro/Ipatinga
Edificio Galeria Ouvidor
CEP.: 35.160-019
Fone: 3825-8535