alt

METASITA e Aperam discutem sobre  o Projeto Evoluir e retorno dos afastados



Na segunda-feira, dia 04/06, ocorreu uma reunião entre a direção do Metasita e o diretor do RH/Aperam Luiz Otávio e a gerente de RH Magda Plais para debater sobre o retorno dos companheiros que estão recebendo alta do INSS, e, sobre o Projeto Evoluir.


RETORNO DOS TRABALHADORES

Segundo a Aperam, o INSS informou à empresa que serão reavaliados cerca de 480 trabalhadores vinculados a ela. Destes, 20 já se apresentaram e 3 foram demitidos. O diretor de RH informou que a empresa não tem como absorver a mão de obra de todos que estão retornando. 

A direção do Metasita solicitou uma ação muito criteriosa por parte da área de saúde da empresa na hora de emitir o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional). É preciso que esses exames leve em consideração a atividade que o trabalhador exercia antes de se afastar e o motivo que o levou ao afastamento. Muitos companheiros que estão recebendo alta do INSS não têm condições reais de saúde física ou mental de retomarem aos seus postos. 

O critério adotado pelo INSS por ordem de Temer, é reduzir os gastos da previdência e, todos nós somos testemunhas das injustiças que estão sendo cometidas em nome dessas regras.

Solicitamos também que a empresa forneça cursos profissionalizantes para aqueles companheiros que não forem reintegrados. É uma oportunidade desses trabalhadores retornarem ao mercado de trabalho.

Lembramos ainda da responsabilidade social que a Aperam tem por ser, individualmente, a maior empregadora da cidade.


PROJETO EVOLUIR

Sobre o Projeto Evoluir, a empresa disse que o objetivo do mesmo é otimizar tempo e recurso, e que o mesmo já foi aplicado na CST. 

O RH informou que na CST houve uma redução de 30% no quadro de pessoal após o Projeto.

Na Aperam ainda não é possível identificar qual impacto desse Projeto. O gerente de RH tranquilizou dizendo que dificilmente o impacto será o mesmo. O Avançar é um Projeto com conclusão em 18 meses, e, ainda está na sua primeira etapa. Existe tempo suficiente para pensar e buscar alternativas que minimizem qualquer impacto social sobre a cidade.

A Aperam reconhece que já possui um quadro de pessoal muito enxuto.

Sobre a mudança no turno que está sendo ventilado dentro das áreas fomos informados que não existe no momento nenhum estudo visando alterar o turno de trabalho dos companheiros de nível operacional.


METASITA

Solicitamos aos companheiros que fiquem atentos e que nos mantenha informados para que possamos questionar a empresa e preparar reação, se for necessário.

FONTE: IMPRENSA METASITA
Share

Videos

Parceiros


SEDE METASITA

Av. Monsenhor Rafael, 155 - Timirim/Timóteo/MG
CEP.: 35.180-312
Fone: 31. 3849-9101 / 3849-9102
e-mail: secretaria@metasita.org.br

SUBSEDE FABRICIANO

Av.: Magalhães Pinto, 1261 - Giovannini/Cel. Fabriciano
Melo Viana
CEP.: 35170-096
Fone: 31. 3841-3909 / 3846-2039

SUBSEDE IPATINGA

Rua: Diamantina, 259 - Sala: 209 - Centro/Ipatinga
Edificio Galeria Ouvidor
CEP.: 35.160-019
Fone: 3825-8535