Em 2020, a Aperam se tornou a primeira empresa do mundo em aços planos especiais a atingir a neutralidade de carbono nos Escopos 1 e 2 – relativos a emissões diretas e à geração de energia, respectivamente. E agora, a Aperam South America, determinada a reduzir as emissões do Escopo 3, reuniu fornecedores em Belo Horizonte para engajá-los na descarbonização de toda a cadeia produtiva do aço, em um esforço conjunto e integrado. Atualmente, cerca de 78% das emissões totais da companhia estão ligadas ao Escopo 3, que corresponde às emissões indiretas de gases de efeito estufa.
A Aperam substituiu totalmente o coque mineral nos altos-fornos – combustível fóssil, responsável por cerca de 90% das emissões geradas pela siderurgia – por carvão vegetal renovável. Hoje, a Aperam BioEnergia produz anualmente 450 mil toneladas de carvão vegetal, proveniente de florestas renováveis de eucalipto no Vale do Jequitinhonha (MG). Graças ao uso do carvão vegetal nos altos-fornos da Aperam, 500 mil toneladas de CO2 deixam de ser emitidas na atmosfera.
Humberto Marin, diretor de Desenvolvimento Industrial da Aperam, destacou ainda que a empresa possui metas ambiciosas para 2030, que incluem reduzir em 25% o consumo de energia, em 50% as emissões de CO₂, em 72% a emissão de poeira, alcançar mais de 97% de reciclagem de resíduos e diminuir em 48% o consumo de água. A empresa também foi a primeira produtora de aço inoxidável certificada pelo ResponsibleSteel, atestando práticas alinhadas a critérios ambientais, sociais e de governança (ESG).
Fonte: Dermeval Milanez dermeval.milanez@linkcomunicacao.com.br Assessoria de imprensa