Metasita

Em BH, seminário de saúde e segurança é sucesso de público e representatividade

11ª edição do evento reuniu centenas de trabalhadores e trabalhadoras e especialistas

O primeiro seminário de saúde e segurança presencial depois da pandemia da Covid-19 foi um sucesso e reuniu mais de 150 trabalhadores e trabalhadoras, representando mais de 50 empresas da região, nessa quinta-feira, 28 de agosto, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e região.

Na abertura do seminário, que completou sua 11ª edição, Geraldo Valgas, presidente do Sindimetal, ressaltou a importância do evento. “Ele não é apenas um espaço de debate técnico, mas sim de organização e conscientização coletiva. Assim como defendemos melhores salários e direitos, precisamos defender condições de trabalho dignas, seguras e humanas”, disse.

O evento, voltado para membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), contou com as palestras da Fátima Caldeira Brant, diretora da Vigilância em Saúde do Trabalhador (a) do SUS de Contagem e do Cerest, Jacéia Netz, mestre em serviço social pela PUC-RS, Luciana Barreto, advogada trabalhista e assessora da CUT na Comissão Tripartite Paritária e Permanente (CTPP), que discute as NR´s, Carlos Calazans, superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (MTE), e André Guerra, psicólogo social.

Entre os temas abordados, destacam-se as mudanças na NR-1, que agora inclui riscos psicossociais (como estresse, assédio e burnout) no programa de gerenciamento de riscos. Tais mudanças entram em vigor em 2026.

Fonte: CNMCUT

notícias relacionadas

Redes sociais