Metasita

História

Metasita a sua casa de lutas sindicais

Reconhecido como entidade sindical no ano de 1952, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos do Município de Timóteo e Coronel Fabriciano – METASITA, com sede em Acesita teve como primeiro presidente, o Dr. Pedro Sampaio Guerra. Dezenove presidentes já passaram pela administração do sindicato, que tem como objetivo principal a defesa intransigente dos interesses dos trabalhadores metalúrgicos, em busca de melhores condições de vida e de trabalho. A principal empresa da base territorial do sindicato é a Acesita, empresa do grupo Arcelor Mittal, única produtora de aços inoxidáveis da América Latina.

Além do setor siderúrgico o sindicato representa os trabalhadores em metalurgia, materiais elétricos, mecânicos, desenhistas, projetistas e na área de informática, funcionários em empresas instaladas em Timóteo e Coronel Fabriciano.

No dia 13 de fevereiro a empresa Acesita fixou a jornada dos trabalhadores, sem que houvesse nenhuma discussão com o sindicato e onde os trabalhadores que laboram no turno de 7h às 15h ficam o resto de sua vida laborativa neste horário, os que laboram de 15h às 23h a mesma coisa, porém muitos que cursavam algum tipo de graduação foi obrigado a trancar sua matrícula devido a incompatibilidade de horários, e, os que ficaram de 23h às 7h, perderam completamente a sua vida social. Trabalham a noite toda e durante o dia precisam dormir. Acabou-se o convívio social, a participação na igreja e os momentos de lazer com a família.

A Acesita passou por um processo de fusão, por pouco tempo chamou Arcelor, depois foi comprada pelo Indiano Mittal e passou a se chamar ArcelorMittal Timóteo. Em 2011, como resultado do desmembramento do setor inox da ArcelorMittal surgiu a Aperam.
Abrir bate-papo
1
FALE CONOSCO
Olá
Podemos ajudá-lo?